Patrimônio Despedaçado de São Paulo

Janeiro 18 2009

Por ocasião do tombamento do Teatro São Pedro, situado à rua Barra Funda, 171, vários imóveis ao seu redor foram incluídos na Resolução de tombamento, para garantir a integridade do entorno. A resolução foi assinada em dezembro de 2006, pelo presidente do COMPRESP, orgão responsável pelos tombamentos no nível municipal. 
Praticamente em todos os quarteirões contidos entre a av. São João, al. Barão de Limeira, al. Nothman e rua Lopes de Oliveira, existem imóveis com características que indicam a necessidade de preservação. Entre eles estão alguns sobrados localizados na rua Adolfo Gordo. No quarteirão entre a rua Dr. Carvalho de Mendonça e a alameda Eduardo Prado está boa parte deles. Na esquina com a Dr. Carvalho de Mendonça está um belo exemplo de "ecletismo" do bairro. Ocuparia com opulência todo a ãngulo, não fosse pelas grotescas alterações  em janelas e paredes dos dois lados. É um prédio de dois andares residenciais e térreo misto com comércio de alimentos e moradia. Seguindo em direção à Eduardo Prado encontram-se alguns sobrados de variados tamanhos e destinações. Todos tem alguma alteração em sua arquitetura original, sem porém perder as características que comprovam a necessidade de recuperar e preservar. Seus porões transformados em bares, oficinas e outros comércios precários, suas moradias em forma de habitações coletivas de alta insalubridade, configuram a necessidade do poder público executar as políticas sociais e urbanas que a cidade vem  clamando há décadas.

publicado por enniobrauns às 21:31

Patrimônio Despedaçado é um projeto documental e historiográfico do que resta do patrimônio mal conservado, de São Paulo. Concebido, pesquisado e fotografado por Ennio Brauns.
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

24

25
26
28
29
30
31


pesquisar
 
pesquisar
 
blogs SAPO