Patrimônio Despedaçado de São Paulo

Janeiro 20 2009

Ao lado igreja do Bom Jesus do Matosinho, ou Bom Jesus do Braz, bem na esquina da Jairo Gois com a Rangel Pestana  encontra-se o Palacete Andreolli, moradia da Familia Andreolli ,  Construido nas primeiras décadas do século XX. Dois andares mais sótão habitável, sacadas, varandas e um grande florão ornando o ângulo. Obra típica do ecletismo da época.

Mais adiante, seguindo a Rangel Pestana no sentido centro, na esquina da rua Caetano Pinto, encontramos um magnífico exemplo de caso e descaso. Um prédio, possivelmente do mesmo periodo, encimado por um dos mais belos conjuntos escultórios em prédios da cidade, não fosse o péssimo estado em que se encontra. O Sr. Domingos Chiappetta, morador do Bráz há várias décadas, informou-me, por e-mail que o imóvel abrigou a Pharmácia Rega, no térreo, onde hoje é um botequim.  Está muito quebrado, faltando pedaços de estátuas e caixilhos, praticamente em ruinas, embora ainda funcione ali um hotel. Típica construção do gênero, no início do século XX. Possui três andares, mais lojas no térro e sótão habitável. Tem o acabamento do sótão, em madeira que hoje está quase toda apodrecida. 

 

publicado por enniobrauns às 00:06

Ola,

Vi nesse comentario que falam no morador do braz Domingos Chiappetta, acredito ser meu bisavo que procuro informacoes , o senhor tem alguma informacao sobre ele onde morava, filhos , quando faleceu onde faleceu, etc .

Obrigada
pollyanna vieira a 3 de Abril de 2013 às 18:22

Patrimônio Despedaçado é um projeto documental e historiográfico do que resta do patrimônio mal conservado, de São Paulo. Concebido, pesquisado e fotografado por Ennio Brauns.
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

24

25
26
28
29
30
31


pesquisar
 
pesquisar
 
blogs SAPO