Patrimônio Despedaçado de São Paulo

Janeiro 17 2009

Patrimônio Despedaçado é um projeto de documentação e avaliação historiográfica do que ainda resta do patrimônio arquitetônico de São Paulo, nessa primeira década do séc. XXI. Concebido por Fabio Ávila e pesquisado e fotografado por Ennio Brauns. Propõe-se a edição de livro com texto históricos e técnicos de especialistas convidados.

Há cerca de 100 anos encontravam-se no auge da moda as construções de Estilo Arquitetônico Eclético, na capital do Estado. 

Fachada externa da casaA maior parte delas foi demolida, principalmente na década de 1970, por conta da construção do Metrô e da expansão imobiliária. Aqueles que sobraram estão, hoje, em situação lastimável. Ou talmente desfigurados, ou totalmente abandonados, esperando que o tempo termine o que o descuido começou. Um exemplo gritante disso é a antiga casa do Barão de Piracicaba, localizada na esquina das alamedas Barão de Piracicaba e Sala lateral da casaRibeiro da Silva, no bairro dos Campos Elíseos. 
Nas fotos vemos a fachada externa, uma das salas laterais e o quintal da casa do Barão.

Conta-se que na década de 80 do século passado, um caseiro ficou tomando conta da casa depois da transferência dos últimos herdeiros. Para se sustentar teria transformado a casa em habitação coletiva, sub-locando cômodos para famílias migrantes. Cobrava uma taxa para manter em bom estado a casa, Quintal da casa com a favelamas ele não cumpriu o prometido e o ambiente foi se tornando instável até que à cerca de quatro anos uma forte chuva fez ruir parte do telhado alagando cômodos e tornando impossível seu uso como moradia. As pessoas que moravam ali foram obrigadas a transferir-se para o terreno em volta da casa ocasionando o surgimento de uma pequena favela com cara de vila.  

publicado por enniobrauns às 22:56

Patrimônio Despedaçado é um projeto documental e historiográfico do que resta do patrimônio mal conservado, de São Paulo. Concebido, pesquisado e fotografado por Ennio Brauns.
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

24

25
26
28
29
30
31


pesquisar
 
pesquisar
 
blogs SAPO