Patrimônio Despedaçado de São Paulo

Janeiro 27 2009

Está é considerada a primeira vila da cidade. Construida entre 1916 e 1920, pelo teclão portugues Francisco de Castro. Ocupa uma área de quase 5.000m². Seu nome é uma referência ao rio Itororó, um dos afluentes do Anhangabau, hoje canalizado, que nascia na encosta do vale e cujas águas enchiam a piscina da casa. A vila representava o apogeu do bairro da Bela Vista, com 37 casas menores ao redor de um palacete de quatro andares, a primeira residência particular a possuir uma piscina na cidade, conhecida como Casa Surrealista, pela ousadia da construção. A maioria das estátuas e colunas foi reaproveitada a partir da demolição do teatro São José, um dos primeiros de São Paulo. "A Vila Itororó, singular conjunto de 37 casas construídas originalmente na década de 20, a meia encosta do Vale do Itororó, constitui um exemplo que se destaca na paisagem urbana, por sua feição original, de ecletismo ou mesmo bizarria, do ponto de vista arquitetônico, um conjunto que reflete um aspecto incomum do imigrante enriquecido e, neste caso específico, imaginoso", comenta o presidente do  Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo  (CONPRESP), José Eduardo de Assis Lefèvre.

A construção representa um tempo da imigração nos primeiros anos do século XX. Após a morte de Francisco de Castro, na década de 1950, a vila foi leiloada e arrematada por credores. Mais tarde, o conjunto foi doado a uma instituição beneficente, que ainda é considerada sua proprietária. Hoje mais de 70 famílias habitam o local em condições precárias, algumas em casas mantidas pelos próprios moradores, outras em cortiços.

publicado por enniobrauns às 18:23

Patrimônio Despedaçado é um projeto documental e historiográfico do que resta do patrimônio mal conservado, de São Paulo. Concebido, pesquisado e fotografado por Ennio Brauns.
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

24

25
26
28
29
30
31


pesquisar
 
pesquisar
 
blogs SAPO