Patrimônio Despedaçado de São Paulo

Janeiro 18 2009

 

São apenas algumas as residências em estilo grandiloquente a pontilhar os bairros Campos Eliseos e Barra Funda. Palacetes e mansões "estilosas" davam sua graça à ruas estreitas e sinuosas. Um desses, ainda a persistir, apesar dos constantes percalços, é o Castelinho da Rua Apa, situado na esquina com a Av. São João. Como foi outrora palco de crime misterioso que abalou as familias tradicionais paulistanas, transformou-se de pequeno e simpático castelo em assombrado.
De dimensões modestas que constrastam com a imponência de sua aparência externa, o imóvel de dois andares mais porões e torre está praticamente oco, com a queda de suas paredes e pisos internos. O imóvel, na década de '80 foi cedido à Associação das Mães do Brasil, para ser usada como sede da entidade. A precarização de suas estruturas, no entanto, as obrigou a construir um prédio no terreno ao lado para transferir-se com a creche que administram. O prédio foi usado, por um tempo,  para apresentações teatrais de um grupo independente e

atualmente serve de abrigo aos equipamentos de garis que varrem as ruas do entorno. Nas fotos ao lado temos uma visão aérea, de cima do Minhocão e uma vista do castelo com um grafilitti em um dos pilotis do viaduto.

publicado por enniobrauns às 03:28

Patrimônio Despedaçado é um projeto documental e historiográfico do que resta do patrimônio mal conservado, de São Paulo. Concebido, pesquisado e fotografado por Ennio Brauns.
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16

24

25
26
28
29
30
31


pesquisar
 
pesquisar
 
blogs SAPO