Patrimônio Despedaçado de São Paulo

Fevereiro 18 2009

A região do centro que vai da praça da em direção a várzea do Tamanduatei, tem alguns exemplos de patrimônio histórico carencendo de serem restaurados e conservados. Públicos e privados. Um deles, tombado, em processo de restauro-manutenção que finalmente saiu do papel, é a igreja de Nsª Srª da Boa Morte. Está situada próximo à esquina das ruas do Carmo e Tabatinguera. Um dos exemplares religiosos mais antigos da cidade, com a vista privilegiada que tinha de toda a várzea, foram seus sinos que tocaram anunciando o "grito da independencia", em 1822, depois repicados pela Sé.
Depois de alguns anos coberta por tapumes que envelheciam, teve recomeçado, há menos de 1 ano, seu restauro que envolve obras estruturais e restauro na fachada. Nas fotos aos lados uma vista da rua Tabatinguera há três anos e a torre com com o sino restaurada e pintada. O anexo à capela, no entanto continua como estava e não parece estar incluido no projeto de recuperação. Fato idêntico ao constatado no Largo de São Francisco com a igreja e o convento.

publicado por enniobrauns às 02:30

Parabéns pelo texto.
Ontem, passei em frente a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e gostei muito da restauração.
Também achei estranho o fato do prédio que fica ao lado direito da Igreja não ser restaurado. Olhei bem para este prédio e vi que havia uma luz acesa. Será que este prédio virou algum cortiço?

André Maciel Rocha a 11 de Julho de 2009 às 20:34

Patrimônio Despedaçado é um projeto documental e historiográfico do que resta do patrimônio mal conservado, de São Paulo. Concebido, pesquisado e fotografado por Ennio Brauns.
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
26
27
28


pesquisar
 
pesquisar
 
blogs SAPO