Patrimônio Despedaçado de São Paulo

Fevereiro 25 2009

Largo da Misericórdia, fica escondido nos cruzamentos das ruas Quintino Bocaiuva, José Bonifácio e Direita. No número 24, da José Bonifácio encontramos o edifício Triângulo, considerado, mesmo que à revelia, o primeiro prédio modernista paulistano. Projetado por Oscar Niemeyer,  num periodo em que manteve um escritório em São Paulo, dirigido pelo arquiteto Carlos Lemos, nessa empreitada foram construídos, prédios como o Califórnia, o Triângulo, o Copan. Projetos residenciais e comerciais, financiados pelo Banco Nacional Imobiliário (BNI). São obras que o arquiteto se nega a incluir em sua autobiografia, principalmente porque são fruto de um embate desproporcional entre a criação da arquitetura e as normas edilícias. Mas o Triângulo tem outro patrimônio tombado em condição de descaso idêntico ao dedicado ao prédio. Um painel, em pastilhas, na portaria. A obra de Emiliano Di Cavalcanti, se estende da parede exterior ao interior do hall de entrada num mural representando várias atividades profissionais. O estado de sua parte externa  essas fotos exibem com a eloquência que nenhuma palavra teria. 

publicado por enniobrauns às 16:54

Olá,

Muito legal o blog de vocês. Linkei no meu trabalho. Estou iniciando um trabalho também de fotografias na cidade de São Paulo. Quero me focar mais nas casas operárias dos bairros. Claro, um trabalho dificilimo em se pensando no tamanho da cidade, mas com o tempo cresce.

Em tempo também estou colocando minha monografia "Praça da Sé" na internet

www.chega-de-demolir.blogspot.com

www.chegadedemolir.wordpress.com

www.pracadase.wordpress.com

Continuem com este trabalho.

Abraços,

Hélio
Hélio Bertolucci Jr. a 26 de Junho de 2009 às 16:11

Olá Ennio Brauns, parabéns pelo excelente trabalho e notícias aqui publicadas. Salve!
JOAO NORONHA a 5 de Julho de 2010 às 01:55

Obrigado João! O blog tá meio defasado... já não atualizo há um bom tempo, mas as informações são, quase todas, atualíssimas ainda... Forte abraço, meu irmão!
enniobrauns a 5 de Julho de 2010 às 15:39

Oi!
Gostaria de saber como posso fazer contato com vocês
Gostaria de fazer um Doc sobre esse tema

meu email é dumbraves@gmail.com
Bruno Gabbai a 9 de Fevereiro de 2011 às 19:00

Patrimônio Despedaçado é um projeto documental e historiográfico do que resta do patrimônio mal conservado, de São Paulo. Concebido, pesquisado e fotografado por Ennio Brauns.
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
26
27
28


pesquisar
 
pesquisar
 
blogs SAPO